24 de março de 2016

Conversando com o Autor - Luis Eduardo Matta


E ai Leitores, 

estão todos bem? Espero que esteja tudo maravilhoso!!!!

Hoje vim apresentar o conversando com o autor para vocês. O nosso entrevistado dessa semana é o autor Luis Eduardo Matta. Fiquei super contente por ele ter aceitado a ceder a entrevista. ( Conta um segredinho, ele é um romancista. Meu gênero favorito. Ain ...*-*). Ah, e já deixo o meu muito obrigada. 
Como todos já sabem, adoro conhecer autores novos, principalmente os da nossa literatura!

Então, vamos conhecer mais um talento !!! 

Antes de começarmos com as perguntas, fale um pouco de você para os nossos leitores.


Luis Eduardo Matta nasceu no Rio de Janeiro, em 1974 e estreou na literatura em 1993, com o livro Conexão Beirute-Teeran. É autor, ainda, dos thrillers A outra face do desejo, O véu, 120 horas e Ira implacável, dos juvenis Morte no colégio, O dia seguinte e O mistério do grêmio e das séries Os caça-mistérios, O vale dos mistérios e As bem resolvidas(?). Tem diversos artigos e ensaios publicados, boa parte abordando a questão da formação de leitores nas escolas e a popularização da leitura no Brasil. Durante cinco anos foi colunista do site Digestivo Cultural e visita periodicamente escolas de todo o país dando palestras e participando de eventos e feiras.



1. Quando descobriu que queria escrever? De onde surgiu a ideia de um Livro?
Foi aos 17 anos, assistindo a uma entrevista de Jorge Amado e Zélia Gattai no programa do Jô Soares. Até aquela época nunca me havia passado pela cabeça me tornar um escritor. Lembro-me de haver passado aquela noite em claro rabiscando num caderno as ideias para o meu primeiro livro, que acabou sendo publicado pouco mais de um ano depois.

2. Qual a sensação de escrever?
É intensa e maravilhosa, embora haja momentos de angústia também. Ao escrever, eu me desligo da realidade à minha volta. São instantes preciosos de comunhão com o mundo da imaginação.

3. Quanto tempo demorou a escrever seu primeiro Livro?
Cerca de três meses. E escrevendo numa máquina de escrever, pois naquela época o uso do computador ainda não era tão difundido.

4. O que mais lhe chama a atenção em sua obra?
Não tenho a menor ideia. Deixo para os leitores responderem a esta pergunta.

5. Como cria seus personagens? São inspirados em pessoas reais ou em fatos?
Em pessoas e fatos reais, mas sempre com uma boa dose ficcional. Os personagens, na verdade, seguem a lógica do conjunto da minha obra, onde misturo ficção e realidade.

6. Nas suas obras, qual seria o seu personagem favorito? Por quê?
Gosto de todos, mas sei de leitores que elegeram os seus favoritos: Evelyn, de 120 Horas, Rachid, da série Os Caça-Mistérios, Fernanda, de A Outra Face do Desejo e a prima Carola, de Morte no Colégio.

7. Quando escreve, você tem algum tipo ritual? Qual seria ele?
Já tive, mas minha vida hoje é muito atribulada e imprevisível, então não tenho como pensar num ritual. O que eu preciso fazer é entrar numa frequência criativa, que me desconecte um pouco da vida real. Para isso, ouço música. Ela ajuda a me concentrar e estimula a criação.

8. Falando um pouco sobre os escritores antigos e atuais, qual sua opinião sobre eles?
Tenho minhas preferências. Entre os clássicos, gosto muito dos livros de José de Alencar, Lima Barreto e Dostoievski, por exemplo. Quanto à literatura contemporânea, vejo hoje um momento de grande efervescência criativa. Há muita gente talentosa publicando em diferentes gêneros e linguagens. Um dia ainda nos lembraremos da época atual como um momento singular da literatura brasileira.

9. Quais são seus livros, autores e personagens favoritos? Eles te influenciaram de alguma forma na sua vida como escritor?
Agatha Christie foi uma influência marcante, assim como Jorge Amado. Na literatura juvenil devo muito a Ganymedes José. Isso porque foram os livros dele que me despertaram a paixão pela leitura quando eu tinha 10 anos. Foi um escritor extraordinário.

10. Em questão da publicação do seu primeiro livro: O que foi mais difícil desde a obra pronta até seu Lançamento?
Tudo comigo sempre foi difícil, mas estranhamente com o meu primeiro livro, as coisas aconteceram com mais facilidade. Tive muita sorte na ocasião. Em compensação, os livros seguintes demoraram muito para sair e eu encontrei todos os obstáculos possíveis. Eles começam, acredite, antes mesmo de escrever a primeira linha da história e continuam mesmo depois que o livro foi lançado.

11. Ainda hoje, encontra dificuldade em publicar seus livros?
De vez em quando encontro uma porta fechada. Tenho treze livros publicados, a maioria com um bom retorno de vendas e de leitores, mas isso não impede que editoras ainda recusem um ou outro original meu. Acontece bem menos do que no passado, mas acontece. Muitas vezes isso se dá em virtude do próprio cronograma interno das editoras. O livro que eu apresentei pode não ser o que elas procuravam naquele momento. Daí vou atrás de outras. Muitos escritores com carreira consolidada passam por situação semelhante. Encaro isso com bastante naturalidade, pois sei como as editoras funcionam.

12. Qual Livro recomendaria aos seus Leitores?
Li recentemente dois romances brasileiros que recomendo com vigor: “Amnésia”, de Vera Abad e “Uma praça em Antuérpia”, de Luize Valente. Estão entre os melhores livros que li nos últimos anos. No entanto, se a ideia for recomendar um livro de minha autoria, sugiro que os leitores escolham por si mesmos e convido-os a visitar o meu site www.lematta.com .



Bom , para finalizarmos, deixe uma mensagem para os seus leitores?




Não permitam que os compromissos, as demandas do dia a dia e o estresse interfiram na disposição para ler. Reservem um momento do dia, todos os dias, para a leitura, pois é um hábito que deve ser cultivado prazerosamente pelo resto da vida. A leitura é mágica, enriquecedora e pode nos transformar positivamente a todo momento.






Quero agradecer o Luis Eduardo pelo carinho e atenção que teve conosco.





E você, que quer saber mais sobre o autor e seus livros, acessem www.lematta.com. Para adquirir os seus exemplares das obras do Luis Eduardo, encontrará disponível nas livrarias Martins Fonte, Amazon, Unica entre outras, caso queiram comprar diretamente com o autor, você pode enviar o seu pedido para luiseduardomatta@gmail.com .







Visite, curta e siga as redes sociais do autor:






Bom leitores, estamos terminando mais um Conversando com o autor. Espero que tenham gostado e estejam gostando dessa nova temporada.
Deixo a dica: Visitem o site do autor, porque tem muita obra legal, lá. Que vale apena conhecer!


Querem saber quem será o próximo autor ou autora?

Fiquem de olho (:

Beijos da Bella e até a próxima.

Um comentário :

  1. Adoro entrevistas. <3 Curti o livro "As bem resolvidas" haha.

    Seguindo o blog! Lindo. <3
    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir