6 de fevereiro de 2016

Resenha - Caixa de Pássaros





Titulo: Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Nº de paginas: 272

Romance de estréia de Josh Malerman. Caixa de Pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhada para desencadear um impulso violento e incontrolável que acaba em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde os filhos possam ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.


Há muito tempo não leio livros com esse tema (distopia com um quê de suspense e tals). Sei lá, tantos livros de young adults surgiram, que acabei por ''esquecer'' o quanto gostava de histórias assim. Mas quando a Black Friday deu um alô, tive que incluir ele na minha lista de compras.

Neste livro, seguimos a vida de Malorie. Ela mora com a irmã mais velha, Shannon. Malorie acabou de saber que será mãe. Ao mesmo tempo, notícias estranhas surgem pelo mundo de pessoas que parecem ter visto algo, minutos depois enlouquecido, matado alguém que está próximo e, logo em seguida, cometido suicídio. Outros tiraram a vida logo de cara. A princípio, todos estão divididos. Existem os que acreditam fielmente na veracidade dos fatos. Existem os céticos, que pensam que nada mais é invenção da mídia e do governo. Só que, à medida que os dias vão passando, até os sites que faziam chacota de tudo aquilo, foram se revelando preocupados. Várias pessoas começaram a colocar cobertores ou algum tipo de proteção nas janelas.

Ao perceber que tudo estava saindo do controle, Malorie decide procurar ajuda. Acaba encontrando um anúncio no jornal informando um endereço para quem quisesse refúgio. Ela dirige até o local informado na maior parte da trajetória com os olhos fechados, obviamente. Lá conhece Tom (ah, Tom <3), Jules, Cheryl, Felix, Don e Victor - o cão de Jules. Eles estão morando lá há alguns meses. Alimentando-se de comida enlatada estocada no porão e buscando água num poço próximo dali. Para cumprir a última tarefa, eles usam vendas... Todos na casa parecem ter apenas uma certeza: NÃO ABRIR OS OLHOS!

Sempre pelo ponto de vista da Malorie, acompanhamos duas fases de sua vida. A primeira é há mais ou menos cinco anos atrás, quando tudo estava começando. A segunda é no presente, no qual ela, já com os dois filhos, decide encontrar um lugar mais seguro. Para isso, terá que atravessar longos quilômetros por um rio. Remando com os olhos dela e os das crianças vendados. Com aquela sensação incômoda de estarem sendo seguidos por alguma coisa maligna. E claro, a questão do que aconteceu co os outros moradores. já que agora vivem apenas os três na casa.

As crianças são encantadoras. Mostram uma maturidade fora do normal. Elas têm uma audição espetacular que ajudará muito a mãe quando forem fazer a travessia pelo rio. O que pode incomodar o leitor no começo é o fato da Malorie não chamar os filhos pelo nome. Ela os chama de ''garoto'' e ''menina''. Mas garanto que com o decorrer das páginas você vai se acostumar.

Os personagens foram muito bem trabalhados. Pessoas que tiveram que aprender a conviver, de repente, com outras de diferentes personalidades e pensamentos em um novo mundo. E nesse mundo, não existe mais você. Tudo o que fizer será pensado nas consequências que poderá afetar o outro futuramente. Ações básicas tendo de ser planejadas milimetricamente bem.

Sinceramente eu não consigo acreditar que é o primeiro livro de um autor. Josh Malerman escreve estupendamente bem. Soube unir todos os fios soltos de uma maneira impecável. Criou uma distopia original e, ao mesmo tempo, agonizante. Nos momentos de tensão, minha respiração praticamente parava. O final deixou a desejar. Porém, o começo e o meio foram tão bons, mas tão bons que esse importuno passou despercebido. Sem dúvidas, esse é o tipo de livro que todo leitor deveria ter na sua estante.



5 comentários :

  1. Oi Emily,
    Eu já vi milhares de elogios para esse livro e sinceramente? Não sei porque adio tanto a leitura.
    Sua resenha foi ótima, me deixou ansiosa por ler.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra!
      Não adie mais a leitura. Espero que goste bastante!!!
      Beijos pra ti e ótimo sábado.

      Excluir
  2. Nossa... adorei a sua resenha Emily! Já estava com vontade, mas agora estou super ansiosa para ler este livro! Beijos literários :)

    ResponderExcluir
  3. Priiiiii, fico muuuuuito feliz que tenha gostado da resena!!!!!
    Beijos literários pra ti também :* :* :*

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir