1 de setembro de 2015

Resenha - A Profecia de Samsara


Título: A Profecia de Samsara
Autora:  Leticia Vilela
Editora: Gutenberg
Páginas: 254

A Profecia de Samsara - Quando o príncipe do Clã mágico dos Devas é assassinado, as suspeitas recaem sobre sua própria mestra, Draupadi. O irmão do príncipe, o jovem Arjuna, jura vingar sua morte e persegue a criminosa pelos reinos mágicos da antiga Índia. Draupadi inicia sua fuga ao lado de Asti, uma humana a quem chama de filha, que guarda um segredo em seu corpo desde que nasceu - uma maldição ancestral em forma de tatuagem, da qual procura desesperadamente se libertar. Todos os fatos fazem os destinos de Arjuna e Asti convergirem definitivamente, o que torna inevitável a concretização da temível 'Profecia de Samsara'.

Utilizando a mitologia hindu para compor sua história e personagens, Leticia Vilela criou uma saga que é extremamente criativa em seu conteúdo. Devido aos muitos nomes de deuses, dimensões, clãs, criaturas fantásticas formatas por elementos, cidades deslumbrantes, entre outras coisas, a editora completou a obra com guias que ajudam o entendimento e o acompanhamento da aventura.

Temos um mapa que ajuda o leitor a se localizar conforme os personagens viajam, um resumo dos poderes e funções de cada clã, uma sequência da história do mundo e um glossário. Aos poucos, durante a leitura, torna-se desnecessário a consulta desses guias, mas eles são indispensáveis para os primeiros capítulos.

Os personagens principais são o jovem Arjuna, um príncipe que teve seu irmão mais velho assassinado; Draupadi, a mestre do irmão de Arjuna e que é a principal suspeita de seu assassinato; e Asti, uma garota que guarda um segredo e que é criada por Draupadi.

O caminho dos três se cruza quando Draupadi efetua o roubo de um objeto que pode desencadear uma maldição milenar. Arjuna, movido pelo desejo de vingança pela morte do irmão, inicia uma caçada que desencadeia uma rixa entre os clãs. Somado a tudo isso, existe um plano para a libertação de um deus das sombras.


Toda a aventura é narrada de forma fluida e de leitura muito rápida. Cada capítulo é ilustrado por uma pintura feita pela própria autora e que representa o que acontece nas páginas seguintes. A arte, embora em preto e branco, é muito bonita e bem feita.

Nesses desenhos também há o nome dos personagens que serão os protagonistas do capítulo. A aventura é narrada em terceira pessoa e isso possibilita as diferentes visões por trás de toda a história.


As criaturas e a ação é tão fantástica, que por vezes fiquei tentando visualizar como seria um filme com os efeitos especiais necessários para a concretização do que estava lendo. A conclusão é que seria deslumbrante, com mulheres guerreias meio humanas, meio serpentes, criaturas feitas de fogo, portais mágicos que transportam para outras dimensões, máquinas voadoras, deuses tão poderosos que precisam ser contidos em armaduras de chumbo para o poder não destruir o que existe ao redor, cidades com construções gigantescas, e outras que vivem sob uma neblina e dividem seus bairros sobre pequenas ilhas espalhadas pelo oceano, entre muitos outras descrições de incrível criatividade.


A Profecia de Samsara é uma obra nacional ímpar em termos de criatividade e de riqueza de conteúdo. Recomendo sua leitura, sem pressa, atentando para detalhes e se inteirando da mitologia com o que a edição nos oferece. Tenho certeza que será uma aventura inesquecível!

27 comentários :


  1. As ilustrações e diagramação estão lindas
    Gostei de saber que é um livro nacional
    Mas confesso que não estou com clima para ler agora=/
    Mesmo assim, anotei a dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se puder, não deixe de ler. Principalmente porque é uma boa história ;)

      Excluir
  2. Deve ser uma leitura bacana... não conheço a fundo a mitologia hindu, mas creio que vou gostard esse livro... achei lindas as imagens do livro. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei surpreso com a quantidade de deuses, guerreiros, criaturas, etc que tem a mitologia. O.O

      Excluir
  3. Oie, já li este livro e ele é fantástico. vale a pena ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Caraca, primeiro, eu amo marcadores, e já tive o marcador deste livro, e JAMAIS ia imaginar que trata de um assunto tão legal como esse, e a diagramação dele é maravilhosa, e ESSA CAPA? linda. Esse tipo de série é ótimo, orgulho de ser nacional, espero um dia poder ler ele, e quando esse dia chegar, espero que goste, porque esse post me incentivou. Amei o post, seu blog e fico feliz em dizer que sou o seu 310° seguidor hahaha Sucesso à você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ganhei marcaodes :( rssssss Mas a edição é muito caprichada mesmo! :)

      Excluir
  5. Nossa, a capa e a diagramação são lindas! Adoro livros assim! Toda mitologia que foi criada pelo autor também me parece muito atraente e singular! Gostei muito da resenha, bem simples e objetiva!
    abraços
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O legal é que quase toda a mitologia é real, ou seja, faz parte das histórias da Índia.

      Excluir
  6. Gente! Que maravilha! Esse livro é só mais uma prova de que a literatura fantástica nacional em nada fica devendo aos gringos! Livro que tem mapa é tudo de bom. Um guia completo então, nem se fala! Já quero! :D

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa literatura é tão boa, ou mais, do que a que vem lá de fora. Vamos incentivar! rsssss :)

      Excluir
  7. Parabéns pela resenha, o livro parece ser ótimo...adorei as ilustrações <3

    Eu sempre estou falando pro pessoal lá no blog que as obras nacionais são tão boas quanto aquelas que vem de fora. Temos que valorizar nossa cultura e incentivar a leitura desse material de grande qualidade.

    Beijokas da Quel
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. QUE LIVRO LINDO!!!!!!!!!!!
    Eu adoro livros que abordam diferentes culturas e mitos, com certeza anotarei a dica para em breve ler! :)

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei tudo! quero ler!

    dicassliterarias.blogspot.com.br - Coluna Idalan

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Eu já conhecia o livro, mas ainda não tinha lido resenhas, nem sabia sobre o que a história tratava... Acho a cultura hindu muito interessante, então fiquei bem curiosa sobre essa história, sem contar que a diagramação parece ser linda!
    Abraços
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Não conhece nada da mitologia hindu, a capa é linda, aliás o livro, gostei de saber, que é nacional, eu quero um desses, vou anotar aqui pra ver depois.
    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Olá Carlos,
    Não conhecia o livro, mas mesmo assim o achei muito interessante. Mitologia Hindu... não sei nada a respeito acredito. Muito legal a nossa literatura crescendo de tal modo a nos mostrar tipos de livros totalmente diferentes.
    Anotei a sua dica e irei pesquisar um pouco mais sobre o livro.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Achei a história bem interessante. Gostei de ter acrescentado os mapas e outras orientações pra que o leitor possa imaginar melhor como se passa a história.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Não conhecia a obra e vi que estava perdendo muito. Achei a obra física muito linda e o enredo me deixou bem curiosa para ler :D

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, flor! Adorei conhecer a sua opinião sobre a obra. Li uma resenha, há algum tempo atrás, que tecia os mesmos elogios. Foi o suficiente para adicionar o livro entre os que anseio ler. Parece ser uma aventura rica em cultura e, sendo nacional, sinto-me inclinada a admirar o talento da autora.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi

    O livro esta com uma linda edição.
    Bom, fiquei curiosa depois de seus elogios

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olha eu achei linda a edição do livro
    Mas eu ainda não o conhecia e acho que nem pegaria para ler, porque ele não me chamou tanta atenção. Gosto mais de outros tipos de leitura sabe? Mas mesmo assim é uma ótima dica. Lógico que vou querer conhecer, mas não irei pega-lo agora. Mais pra frente. Vou deixar anotado.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-soldier-leal-ate-o-fim.html

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Achei super interessante esse livro, e o mais legal disso tudo que a própria autora fez os próprios desenhos para o leitor ter uma dimensão melhor da história em si. Sou muito visual, e estes detalhes me conquistam rsrsrs. Porém, não sou muito fã de livros cujo gênero seja de fantasia. Pode ser por não ter uma prática de leitura voltada a esse gênero.
    Beijos
    Ariana Silva
    ariabooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Adorei a dica!
    Não conhecia, me chamou bem a atenção parece muito bom!
    Sempre dá um toque legal (dependendo da história) se ouver ilustrações.
    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir
  20. Nossa achei a edição desse livro maravilhosa, com certeza chama muita atenção e é super criativa.

    ResponderExcluir
  21. Edição maravilhosa! Vale a pena ter na estante!

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir