4 de setembro de 2015

Resenha - Legend


Titulo: Legend
Autor: Marie Lu
Editora: Rocco
Paginas: 255

O que antes for a o Oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação perpetuamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos distritos mais ricos da República, a adolescente de quinze anos June, é um prodígio prometida ao sucesso no mais alto círculo militar do país. Nascido nas favelas, o adolescente Day é o criminoso mais desejado do país. Mas sua motivação pode não ser tão maliciosa quanto parece. De mundos muito diferentes, June e Day jamais cruzariam o caminho do outro, até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Presos em um jogo de gato e rato, Day está correndo para salvar a vida de sua família, enquanto June deseja vingar a morte de Matias. Mas em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu, e até onde seu país está disposto a ir para guardar seus segredos.

O livro se passa no ano 2130. Nos Estados Unidos da América que conhecemos, temos a República, uma sociedade distópica, que visa proteger todos os seus Patriotas. Quando as pessoas completam 10 anos, são obrigadas a passar por um teste, que irá lhes dizer qual será a sua função na República. June, uma das protagonistas, recebeu a pontuação máxima de 1500 e é considerada a menina prodígio. Aos 15 anos, estuda em uma faculdade e está em preparação para servir ao governo. Sua única família é seu irmão, Metias.


Paralelamente, conhecemos Day, um menino considerado o mais procurado da República, pois é acusado de muitos crimes e vive se escondendo pelas ruas da cidade. Ele tem uma família, mãe e irmãos, mas não pode vê-los de perto, por conta da sua situação. Quando Day recebe a notícia de que sua família foi infectada com a praga que está tomando conta da República, se vê na hora de se revoltar contra o governo e ir em busca de uma cura para salvar quem ele ama.

"Minha mãe costumava ter a esperança de que eu renasceria de minhas humildes raízes, de que me tornaria bem-sucedido, e até famoso."

Quando peguei este livro para ler, pensei que seria um distopia igual Jogos Vorazes e Divergente, pois com o "boom" do gênero que estamos tendo, isso não seria nenhuma surpresa, mas a forma como a distopia é tratada é surpreendente. Talvez nem tanto original, mas muito inteligente e marcante. Claro, tem alguns aspectos de ambas as trilogias, mas sem perder a originalidade de Marie Lu.

E isso nos leva a uma coisa que eu, particularmente, odeio que façam: comparar livros! Os livro merecem ter o seu próprio mérito e não mérito de um outro que fez sucesso, e isso vem do leitor e principalmente da editora. Às vezes, por questão de marketing, ou sei lá, mas isso se torna vergonhoso, então vamos para com isso e deixar o livro ser o que ele é.

"-Nunca lhe perguntei sobre esse nome de guerra. Por que Day? - Porque cada dia significa novas 24 horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar cada instante, pode morrer num instante, e tudo se resume a um dia após o outro. [...] - E aí você tenta caminhar sob a luz."

Posso ser meio suspeito de falar sobre Legend, por ser do meu gênero favorito, mas é um livro com uma grande crítica social, com uma trama bem elaborada e com personagens cativantes. A autora consegue prender o leitor, e as quase 260 páginas do livro passam muito rápidas, mas sem perder a diversão e emoção, ela também consegue equilibrar a distopia, com cenas de ação e personagens fortes perfeitamente bem, e foi o que mais me envolveu na história. 

A edição da Rocco está perfeita, diagramação muito boa, sem cansar os olhos do leitor, eu particularmente, adorei esta capa, e a dos outros livros da série (Prodigy e Champion) também estão bem bonitas. O livro está recomendado, é um prato cheio para quem gosta de distopias e que busca algo diferente de Jogos Vorazes e Divergente. Espero que vocês gostem da leitura. Quem já leu ou tem interesse de ler, deixa aí nos comentários e até mais!

0 Comments:

Postar um comentário