7 de agosto de 2015

Resenha - Uma História de Amor e TOC


Titulo: Uma História de Amor e TOC
Autor: Corey Ann Haydu
Editora: Galera Record
Paginas: 320

Uma História de Amor e TOC - Bea foi diagnosticada com transtorno obsessivo-compulsivo. De uns tempos pra cá, desenvolveu algumas manias que podem se tornar bem graves quando se trata de... garotos! Ela jura que está melhorando, que está tudo sob controle. Até começar a se apaixonar por Beck, um menino que também tem TOC. Enquanto ele lava as mãos oito vezes depois de beijá-la, ela persegue outro cara nos intervalos dos encontros. Mas eles sabem que são a única esperança um do outro. Afinal, se existem tantos casais complicados por aí, por que as coisas não dariam certo para um casal obsessivo-compulsivo? No fundo, esta é só mais uma história de amor... e TOC.

A protagonista, Bea, foi diagnosticada com TOC e, em uma festa, conhece um garoto chamado Beck, que está tendo uma crise de Transtorno Obsessivo-Compulsivo. A menina o ajuda a sair dessa, beijando-o. Logo depois, o garoto foge, mas Bea o reencontra na terapia em grupo, sugerida pela Dra. Pat.

A garota tem certo problema em stalkear as pessoas que ela acha interessante e, na sala de consulta da terapeuta, ela conhece um casal em crise. Em especial, o homem da relação, Austin, um rockstar aparentemente bonito e alto. Bea tem uma quedinha por ele e começa a stalkear a vida dele e da esposa. Outros transtornos dela são: ela não consegue dirigir muito rápido e belisca sua coxa quando está em algumas situações constrangedoras.


"Eu juro, se conseguisse me controlar e não dizer essas coisas, eu o faria. Mas se não disser as coisas que surgem na minha cabeça, elas poderiam comer minhas entranhas ou eu seria condenada ao inferno por desonestidade, então não posso correr o risco."

Já de Beck, seus transtornos são malhar muito e fazer tudo oito vezes, ou em oito minutos, oitenta, e por aí vai.

Na trama inteira, Bea passará stalkeando a vida dos dois, amadurecendo sua relação com Beck, tendo avanços e recaídas em suas compulsões, e suas preocupações com a mudança do ensino médio para a vida universitária.

O livro deve ser lido sem pressa, para aproveitar cada palavra que a autora quis colocar na sua obra, sem grandes expectativas. É um livro YA bem levinho, que acompanha a vida de uma adolescente conturbada, com seus problemas escolares, psicológicos e amorosos. Não terá muitas reviravoltas, é um sick-lit com muito pouco drama.

Um assunto que me decepcionou no livro, foi que a trama conta a história da vida de Bea, mas esquece completamente da família dela, que quase nunca é citada. De vez em quando, temos algumas aparições de sua mãe na história. Mas em compensação, uma coisa muito boa que a autora vez no livro, foi tentar desmistificar alguns assuntos passados sobre o TOC e apresentar Beck de uma maneira que deixa claro ao leitor que todo mundo possui defeitos, independente se é um defeito leve ou grave.

"[...] Sou assim, às vezes. Um pouco estranha. Ou, como gosto de pensar, peculiar. Estranha e peculiar."

O livro é narrado por Bea, sem muitas descrições e bastantes diálogos, o que torna a leitura dinâmica e divertida. Conseguimos entrar na cabeça da personagem e saber o que ela pensa, como funciona o seu cérebro quando está tendo uma crise de compulsão, ou quando está sã e stalkeando as pessoas. A narrativa é muito boa, porém, se tivesse o ponto de vista de Beck, acredito que seria um bom acréscimo para o livro.

Enfim, eu recomendo o livro para quem quer uma leitura para descontrair, sem muitas expectativas. Como disse, o livro é bom, mas tem alguns pontos que deixam a desejar. Por isso, minha avaliação é de 3/5.


7 comentários :

  1. Olá!
    Esse é o tipo de livro que já me ganha no título. Confesso que esperava mais dele, já que aparentemente ele não é isso tudo. Mas vou dar uma chance para a leitura por achar a premissa interessante.
    Gostei da resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, comigo foi assim também, gosto muito de títulos e capas chamativas, mas como disse, vale a pena ler o livro sem muitas expectativas, apenas para descontrair, sabe? Abraços e Até Mais!

      Excluir
  2. Achei esse fofo ja começando pela capa.
    Mas acho que passarei essa leitura.
    Beijo, Colhendosonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena que você passará a leitura, mas muito obrigado por comentar, abraços e até mais!

      Excluir
  3. Vou dar uma chance para a leitura, porque sou apaixonada com essa capa hahaha <3

    Beijo
    Tamyres
    Um Amor de Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê sim uma chance para a leitura, e sim, a capa é chamativa e muito bonita! Obrigado por comentar, abraços e até mais!

      Excluir
  4. Me ganhou pela capa, pelo nome e por ser stalker. Quem nunca stalkeou alguém que goste? MEU DEUS. haha Curiosidade mata, não irei me arriscar.
    Gostei da sua resenha, o livro na minha opinião, será uma coisa que gostarei muito de ler, mesmo que seja só para descontrair das outras leituras, um livro leve é sempre bom, não é mesmo?
    Já está na minha lista.
    Beijos.

    ResponderExcluir