21 de agosto de 2015

Resenha - A Cidade Murada


Titulo: A Cidade Murada
Autor: Ryan Graudin
Editora: Seguinte
Paginas: 400

A Cidade Murada é um terreno com ruas estreitas e sujas, onde vivem traficantes, assassinos e prostitutas. É também onde mora Dai, um garoto com um passado que o assombra. Para alcançar sua liberdade, ele terá de se envolver com a principal gangue e formar uma dupla com alguém que consiga fazer entregas de drogas muito rápido. Alguém como Jin, uma garota ágil e esperta que finge ser um menino para permanecer em segurança e procurar sua irmã. Mei Yee está mais perto do que ela imagina: presa num bordel, sonhando em fugir… até que Dai cruza seu caminho.Inspirado num lugar que existiu, este romance cheio de adrenalina acompanha três jovens unidos pelo destino numa tentativa desesperada de escapar desse labirinto.
Hak Nam é uma cidade com casas amontoadas, sufocando o pequeno território, e por isso é conhecida como Cidade Murada. Lá vivem pessoas pobres que convivem com o crime, mesmo não participando dele. Teremos no livro três protagonistas que vivem nesta cidade, e são eles: Jin Ling, Day e Mei Yee.

Jin Ling e Mei Yee são irmãs, mas foram separadas quando a situação apertou em sua casa, e o pai teve que vender Mei para os Ceifadores, que a levaram para um bordel em Hak Nam. A outra irmã, com raiva do que acontece, parte em busca da irmã, mas para se adaptar à cidade, ela acaba agindo e se vestindo como menino e se envolvendo no tráfico para chegar mais perto do bordel e, consequentemente, da irmã. Day é um menino que veio de uma família abastada e tem motivos não revelados (inicialmente), para estar em Hak Nam, mas que também está envolvido no tráfico. E é claro que os personagens vão se encontrar, e um ajudando o outro, vão descobrindo a coragem para enfrentar seus próprios medos.

A narrativa é intercalada em primeira pessoa pelos três protagonistas, mas sabe quando o livro tem este tipo de narrativa e você, as vezes, não gosta da narrativa de um certo personagem? Bom, com este livro isto não acontece, e eu realmente não sei como a autora conseguiu fazer isso. Ela construiu a história e as características dos personagens muito bem.

O livro conseguiu me prender muito bem, desde o início até o maravilhoso final, que a autora escreveu. Ela consegue misturar muito bem a fantasia com a realidade, pois não sei se vocês sabem? A Cidade Murada realmente existiu e é muito bem descrita por Ryan Graudin. Ela conseguiu que o leitor sentisse tudo o que os personagens passaram, sentir como é viver daquele jeito, em situações bem precárias.

"De que adianta uma porta trancada quando o perigo pode estar do lado de dentro?"

A luta dos personagens para sair da prisão em que estavam é muito inspiradora. É um livro muito reflexivo, sem grandes reviravoltas. A sinopse pode até parecer que o livro seja uma distopia, mas a essência dele não é nada comparada aos livros como Jogos Vorazes e Divergente. É uma história de vidas batalhadoras, que sonham que um dia tudo pode melhorar.

 "A diferença está nos olhos e na maneira como está mais perto. Como alguém perdido que reencontrou o seu caminho. Ele não é o único."

Enfim, o livro é ótimo, se tornou um dos meus livros favoritos, indico para qualquer pessoa. Se você quer refletir e se "aventurar" de certo modo, leia A Cidade Murada, de Ryan Graudin. Você vai se apaixonar e não querer mais largar o livro.


7 comentários :

  1. Oie, então eu fico em duvida se leio ou não, pois vi várias pessoas morrendo de amor por este livro, vi resenhas assim como a sua ótimas, mas ainda to em duvida nem sei porque , rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Não conhecia esse livro. Me pareceu bem interessante. Quem sabe terei uma oportunidade de lê-lo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Já vi esse livro por alto, mas não sabia ao certo sobre o que ele tratava.
    Adorei a premissa, achei mega interessante e quero muito conhecer essa obra!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa bem diferente de tudo que já li, acho que vale a pena conferir , muito boa a escrita, parabéns *-*
    Papo Literário

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Estou louco para ler esse livro, muita gente falando dele que é bom e tal. Sua resenha me deixou mais curioso haha'
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Assim que comecei a ler a sinopse imaginei que séria uma "distopia" e logo abaixo você comentou isso rs.
    Eu não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada!
    Parece ótimo!
    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto esse livro mas não sabia do que se tratava, gostei achei que pode ser uma leitura leve mas pesada ao mesmo tempo.
    Beijos, colhendosonhos

    ResponderExcluir