24 de junho de 2015

Resenha - O Homem Perfeito


Titulo: O Homem Perfeito
 Autora: Vanessa Bosso 
Ano: 2014 / Páginas: 224
 Editora: Novas Páginas

Melina teve alguns relacionamentos ruins, outros péssimos...Mesmo assim, ela não desiste: um dia ainda vai encontrar alguém que a complete e que entenda algumas manias fofas que ela tem como comprar mais sapatos do que pode guardar ou tomar uma multa ou outra por excesso de velocidade. Ela faz a sua parte escrevendo um pedido ao universo, no qual descreve esse ser incrível nos mínimos detalhes. Agora é só esperar, certo?Melina não imagina, porém, que esse presente dos céus já existe, mas foi parar nos braços de uma mulher in-su-por-tá-vel.
O que fazer quando o destino insiste em brincar com a sua paciência?


Qual é o seu Homem Perfeito? Como o descreveria?

Alto, moreno, bonito, atlético, romântico, carinhoso, sensível, enfim, isso seria o gosto de cada uma. Toda mulher sonha com o seu homem perfeito! Aquele que lhe trará rosas e um lindo café da manhã na cama, que a cada segundo do seu dia, dirá o quanto a ama e como ela é a mulher mais linda que ele já conheceu. Ele será seu príncipe dos contos de fadas.

Mas fico a pensar, será que esse homem que você tanto sonha, ele um dia já não fez parte da sua vida? E você não deu o seu valor?

É estranho como deixamos acontecimentos influenciarem as nossas vidas. Às vezes são coisas que nossa imaginação fértil nos faz acreditar profundamente e acabamos colocando a culpa de nada dar certo por causa do que aconteceu. Mel vive um drama: por causa de mais um relacionamento falho, ela se vê obrigada a voltar para sua cidade natal e recomeçar sua vida. Mas é lá que seu passado volta à tona. Seus maiores pesadelos estão presentes naquela cidade. A vida dela foi um pouco conturbada. No passado, a mãe a abandou para seguir seu caminho. Com o medo de ser abandonada de novo, ela nunca se deixou viver presa a alguém e quando se viu em um beco sem saída, cometeu o maior erro da sua vida e fugiu. Com os anos se passando, ela se formou e foi trabalhar em uma grande empresa, onde foi promovida. Ela nunca teve um dedo muito bom para homens, se envolveu com o seu chefe, ele a trai e ganha uma bela surra, e ela perde o emprego.

“Eu só queria um homem para chamar de meu, alguém que não me traísse e fosse um companheiro para todo sempre. É pedir demais?” (Pág: 31)

Melina mal chega a Paraty e descobre que alguém que foi muito importante em sua vida também está de volta e ainda com uma pequena grande surpresa que a tira o chão. Mas com a ajuda de sua melhor amiga, amigos de infância e, claro, com o apoio de todos que a amam, ela decide ir atrás da sua felicidade.

No decorrer da história, somos apresentados à melhor amiga, Nauane. Além de linda, tem um caráter admirável. A amizade que existe entre as duas é aquela de cumplicidade, que, apesar das dificuldades, elas estarão ali sempre unidas. Acho que poucos saberão entender o que estou falando, porque hoje em dia é bem difícil encontrar amizades assim. Também conhecemos Espirito (Marcos Paulo), amigo de infância que é cozinheiro da pousada e o fofoqueiro da história; seu avô, um homem vivido com uma calma e compreensão que poucos tem, além de ser um viciado em livros (eu quero a biblioteca dele); sua avó, aquela romântica de outras décadas; seu pai, um excelente médico; sua mãe, uma alucinada em minha opinião (não saberei descreve-la); Guilherme, o garanhão da sua adolescência, galinha mesmo; Bernardo, o homem da sua vida. Ah é, já estava esquecendo, e a mocreia da Samantha, descrevendo, perua, invejosa, metida, bruxa, mal amada e por ai vai...

Melina é incrivelmente engraçada e desastrada. A cada passagem que é narrada por ela, sobre momentos que muitas mulheres almejam ser perfeito, o leitor consegue imaginar com tanta clareza que é impossível não rir, ou melhor, parar de rir. A narrativa do livro é feita em primeira pessoa. A protagonista conversa o tempo todo com o leitor, e isso achei o ponto auge da história, porque naquele momento que você para a leitura e faz um comentário a si mesmo, ela vem e fala com toda clareza seu ponto de vista e é ai que você começa a rir de novo. Uma personagem muito bem elaborada com o seu senso dramático no nível mais alto. A desenvoltura e a clareza que a história é contada, faz o leitor ser preso a um momento de realidade e passado ao mesmo tempo.

Francamente, o final é o mais surpreendente: além daquela pontinha de curiosidade de saber o que aconteceu depois, você termina o livro com aquela satisfação que tudo deu certo e que a vida realmente é linda quando vamos atrás do que queremos, ou melhor, do que é nosso.

O homem Perfeito é um dos livros mais engraçados que já tive a oportunidade de ler e com uma história de arrancar suspiros. Recomendo a todos que gostem de uma comedia romântica bem hilariante e com um amor verdadeiro surpreendente.


E ai, qual seu homem perfeito? O que estaria disposta a fazer para tê-lo? 


2 comentários :

  1. Gostei do livro, gosto de romances engraçados. Também gosto de livros que conversam com o leitor, isso faz a leitura ficar leve e agradável. Nos faz parte da história e nos deixa aquela pontinha de reflexão.
    Amei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia Iarossi, muito obrigada! *-* Concordo com você, essa pontinha fica mesmo e por muito tempo.bjs

      Excluir